Menu fechado

“Dor crônica nas costas é frescura!”

🗣Alguma vez você ouviu um amigo falar que essa dor persistente nas costas é coisa da sua imaginação, que você está inventando, ou está de frescura? Não é verdade, ela é real.

🔵Mas você sabe como ocorre a dor?

🧠Quando é estimulada uma região do nosso corpo, é gerado um sinal enviado até o nosso cérebro, esse sinal é retornado para a região do corpo afetado em forma de uma sensação dolorosa.

Isso é uma forma de proteção do nosso corpo diante de algo anormal que está acontecendo.

☎️Pense como se fosse um telefonema, que quando você fala com a pessoa por ele, sua voz é passada pelos fios elétricos como informação, e a pessoa do outro lado da linha vai ouvir e lhe enviar uma resposta positiva ou negativa.

Esse estímulo do nosso corpo pode ser ou não causada por uma lesão, talvez essa lesão tenha já sarado, mas mesmo assim você continua sentindo essa dor, porque o seu cérebro ainda interpreta a região como algo a ser protegido.

Essa dor também pode ocorrer por uma alteração de sensibilidade, que pelo simples movimento ou fraqueza muscular, o cérebro interpreta como algo perigoso e envia como resposta a dor.

🎯Uns dos fatores que causam isso são:

As crenças de experiências dolorosas anteriores (exemplo: “já senti dor nas minhas costas antes, mas dessa vez não está passando, acho que é algo sério”)

Crenças das pessoas ao nosso redor (exemplo: não faz esse movimento que vai te machucar).

E até ao olhar um exame de imagem, porque você pode enxergar uma alteração que nem sempre está relacionado com o problema, mas você já cria pensamentos negativos relacionando o exame com a causa da dor.

Esses fatores geram a nós emoções de medo, ansiedade e evitação, tudo isso pode impactar na sua dor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *